quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Nova plataforma de video on demand voltada para crianças é lançada no Brasil

Stephanie Kohn
Serviços de vídeo sob demanda estão com tudo. Nos últimos meses, aqui no Brasil, dois dos mais famosos lançaram suas versões nacionais: Netmovies e Netflix. Agora, a novidade é uma plataforma voltada somente para o conteúdo infantil, chamado de Clube DX TV.
O site se baseia em uma tecnologia totalmente nova conhecida como "Browser Audiovisual". Diferente do navegador tradicional, que possui gráfico e textos, o DX TV faz a navegação somente em vídeos. De acordo com Eduardo Mace, presidente da Log On, empresa responsável pelo serviço, o que seria uma página do browser tradicional é um conjunto de playlists, ou lista de vídeos disponíveis do navegador audiovisual.
"Imagine o seguinte: quando você está vendo um vídeo no Chrome ou Internet Explorer e dá um ‘back’, ele volta para a página anterior. Já com o nosso browser, ele volta o próprio vídeo, pois baseamos sua navegação somente no conteúdo audiovisual e não em gráficos ou textos", explica. "O desenvolvimento do DX é feito em SilverLight, onde é utilizada a linguagem de programação XAML [derivação da linguagem XML]. Com exceção das legendas, os elementos gráficos e textos são inseridos em vídeos pré-gravados", completa.
O sistema é 100% brasileiro e foi registrado no país como a primeira patente de "métodos de utilização". Uma equipe da Log On nacional criou e desenvolveu a ferramenta e registrou patentes no mundo inteiro. "Nós já apresentamos a tecnologia para grupos internacionais de mídia e também para o Google e Microsoft. A ideia é levar uma nova oferta de navegadores", comenta o presidente.
O Clube DX TV possui 120 horas de programação inicial e novos conteúdos que são adicionados toda semana. A programação é determinada por faixa etária – dos 4 aos 8 anos – e traz série televisivas como Barney, Caillou, Backyardigans, Moranguinho e mais. Além de assistir os programas, as crianças ainda podem interagir com a plataforma por meio de gincanas, que premiam os pequenos com novos episódios todas as vezes que eles encontram um vídeo premiado.
"Estamos no ar desde outubro e 46 mil crianças já estão assistindo ativamente o site, sendo que mais da metade é pagante" conta Eduardo. "Fizemos 13 meses de pesquisas com 35 mil crianças e descobrimos que elas aprendem a mexer no mouse cada vez mais cedo. Antigamente, existia a idade mínima para o controle remoto. Agora, com 4 anos, as crianças já sabem brincar no computador", comenta.
A companhia também tem um serviço de vídeo sob demanda para adultos: o DX TV Prime. No entanto, o site só deve chegar em fevereiro de 2012. Assim como o Clube DX TV, a plataforma usa o browser audiovisual e também possui aplicativos para tablets que rodam Android e computadores que rodam Windows e Mac. A partir do início do ano que vem, o serviço deve chegar também às Smart TVs e consoles de videogames.
No site infantil, a assinatura mensal custa $9,90. Já no serviço para adultos, a mensalidade será de R$ 19,90, com conteúdos da Warner, Universal, BBC e National Geographic. De acordo com Eduardo, a plataforma também deve oferecer campeonatos esportivos como o Nascar. "Nossos conteúdos são diferentes de outros serviços [como do Netflix e Netmovies, por exemplo], porque são mais atuais. Funcionamos mais como uma TV online do que uma locadora", conclui Eduardo.
Para quem se interessou em conhecer o site, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Celular foi roubando o que fazer para

Meu celular foi roubando  como resolver para que meus dados também não seja  roubados ,usando restauração online  pelo google www.android.co...