O Google e a Samsung apresentaram dois produtos esta noite (terça-feira, 18/10). O evento foi realizado em Hong Kong, onde a quarta-feira já havia começado quando o evento começou. Para começar, é preciso dizer que os eventos de lançamento parecem ter entrado numa era "espartana". A Apple anunciou o iPhone 4S de um jeito muito menos pomposo do que de costume. O evento do Google e da Samsung não ficou atrás: uma rápida e simples apresentação.
Primeiro, o Galaxy NexusKevin Packingham, executivo da Samsung, apreentou o novo smartphone. O hardware impressiona, com um processador dual-core com 1.2 GHz, uma tela de 4.65 polegadas, iluminada pela tecnologia AMOLED, capaz de reproduzir imagens em alta definição (1.280 x 720). O conjunto se completa com 1 Giga de RAM, 32 Giga de armazenamento. A exemplo Nexus S, o Galaxy Nexus apresenta o mesmo desenho em curva, que a Samsung afirma tornar o uso mais confortável. O novo modelo não tem botões: todos os comandos são efetuados na tela touch screen. A câmera traseira também ganhou vitamina, agora com 5 megapixels. A dianteira continua com os mesmos anêmicos 1.3 megapixels. Ainda que o display não reproduza material em Full HD, o conjunto óptico é capaz de captura vídeos com essa definição.
4G
Talvez a principal diferença de hardware em relação recente lançamento da Apple esteja na capacidade de conexão a redes 4G que operam no padrão LTE. Ou seja, o Galaxy Nexus está na frente da Apple nesse quesito e, logo depois do evento, já surgiam rumores de que a Verizon (maior operadora norte-americana) deve lançar o aparelho ainda em novembro, na versão 4G. Europa e Ásia também devem receber o telefone no mesmo mês, mas as empresas não especificaram no evento a data exata. Bem como não forneceram preços.
Depois, o Android
O Android 4.0 (ou Ice Cream Sandwich, como o Google batizou a versão de desenvolvimento do sistema operacional) subiu depois ao palco, nas palavras de Matias Duarte, executivo do Google. Eis os pontos altos dos anúncios:
Reconhecimento facial
O Google resolveu criar uma interface mais limpa para o novo Android, com direito a uma tipologia especial. O teclado virtual ganhou novos (e sempre duvidosos) recursos que prometem ajudar o usuário a evitar erros de digitação.
Como esperado, o Google apostou no reconhecimento facial. A principal novidade, aqui, ficou por conta do "Face Lock". O novo Android abre mão de senhas e outros tipos de identificação para que você acesse seu telefone. Você pode cadastrar uma foto, e ela servirá como "cartão de entrada" para o telefone. Só que na apresentação o sistema não funcionou tão perfeitamente. Matias Duarte não foi reconhecido pelo telefone e acabou tendo que se sair com uma tirada: "“minha maquiagem deve estar mais pesada do que imaginei”.
Aplicativo de fotos
Há uma grande aposta do Google nos recursos ligados à fotografia. Um que chamou a atenção foi a velocidade. Ao contrário de outros smartphones, o Galaxy Nexus com Android 4.0 consegue tirar fotos instantaneamente. Literalmente. Durante a demonstração, as fotografias puderam ser tiradas repetidamente, quase como se o mecanismo reproduzisse o recurso de fotos em sequência das câmeras fotográficas que contam com o recurso.
Outra novidade veio do aplicativo que registra fotos panorâmicas. Existem várias maneiras de tirar fotos desse jeito, mas, agora, ele aparece como um recurso nativo do telefone. Você passeia com a câmera pelo ambiente, e o software se encarrega de "juntar os pedaços" e criar uma foto que é quase um vídeo.
Browser
O navegador do Android ganhou reforço. Agora é possível a navegação em abas. E você pode abrir até 16 delas simultaneamente. Elas ficam expostas verticalmente na tela, de modo que é possível passear por elas como se você estivesse fazendo "scroll" numa única página.
O novo navegador aposta numa grande integração com o Chrome. Todos as páginas que você marcar como favoritas no navegador Chrome, aparecem também no seu rol de favoritos do navegador do Androdi. A ligação é feita por meio de alguma conta que você tenha junto ao Google.
O navegador incorporou, também, um recurso antigo dos browsers tradicionais: a navegação off line. Por meio dela, você pode salvar páginas inteiras da web localmente, para ter acesso ao conteúdo mesmo em momentos em que você não tenha conexão.
Mais dois recursos foram levados dos navegadores comuns para o do Android: a navegação privada, em que o browser não registra seus rastros pela Web, e a possibilidade alternar rapidamente para as versões da Internet quando você acessa um site móvel. Com um simples toque, se você estiver numa versão mobile de um site, você pode acessar a versão integral da página.
Aplicativos de comunicação
Como já havíamos publicado mais cedo, a interface do Gmail no Android ganhou um leiaute novo, mais limpo. Além disso, o aplicativo oferece, agora, novas possibilidades de manipulação das mensagens. Por exemplo: você poderá selecionar várias mensagens e determinar que a mesma ação seja executada para todas elas - algo que era impossível nas versões anteriores.
Aqui, o que mais chamou a atenção foi a maneira como os contatos são exibidos - de uma maneira muito mais visual. Quando você arquiva os dados de uma pessoa, eles ficam vinculados a uma fotografia bem maior dela. E basta tocar nessa foto (ou ícone) para ter acesso rápido a todos os dados relativos àquele indivíduo. Inclusive os pontos de contato entre você e ele nas redes sociais. Se vocês são amigos no Facebook, por exemplo, isso aparecerá lá. Ao receber chamadas de um contato, agora a foto dele ocupa praticamente toda a tela do aparelho.
Essa nova maneira de exibir os contatos se reflete também na hora de enviar emails. Agora, quando você insere um endereço de alguém que faça parte de seus contato, em vez de aparecer apenas o endereço no campo "to" do email, aparece a foto do contato. Novamente, tocando na foto, todos as possibilidades de acesso àquela pessoa são exibidas. Esse conjunto de novidades no que diz respeito à manipulação de dados pessoais foi batizada de Peoples.
De olho no consumo de dados
O Google acrescentou um item especialmente importante para quem não tem planos de dados ilimitados. Uma espécie de "contador de consumo" está agora incorporado ao sistema. Você detemina quantos megas ou gigas de consumo de dados seu plano com a operadora permite. Ao se aproximar desse limite, o telefone se encarrega de emitir um aviso. Você pode estabelecer limites de consumo de dados também para aplicativos individuais. Por exemplo, você pode determinar que o aplicativo do YouTube não ultrapasse determinado valor de dados naquele mês. Tudo é exibido na forma de gráficos, de um jeito bastante simples.
NFC
Finalmente, já no final da apresentação, mais uma funcionalidade do NFC (Near Field Communication - Comunicação por proximidade). Uma tecnologia em que o Google vem apostando bastante. Afinal, ela está na base de sua proposta de transformar o celular em cartão de crédito e de débito. O NFC ganhou novas funções nesse novo Android. Agora, se você precisar transmitir dados de um telefone para outro, basta encostar os aparelhos e tocar na tela. É claro que os dois telefones precisam ter a mesma tecnologia. Na demonstração, os aparelhos transmitiram um ao outro, apenas pelo toque, um mapa e um link para download de um jogo. Mas, dá para imaginar que possam ser transmitidas várias outras coisas. Essa nova funcionalidade foi batizada de Android Beam.
Abaixo, uma foto do novo Galaxy Nexus. Clicando aqui, você confere um vídeo de demonstração do novo Android.
Fonte: olhardigital.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Celular foi roubando o que fazer para
Meu celular foi roubando como resolver para que meus dados também não seja roubados ,usando restauração online pelo google www.android.co...
-
Meu celular foi roubando como resolver para que meus dados também não seja roubados ,usando restauração online pelo google www.android.co...
-
A Apple talvez torne o Touch ID ainda mais seguro, permitindo que o sensor possa combinar biometria e padrões de gestos para desbloquea...
Nenhum comentário:
Postar um comentário